Chiara Pet Shop | O Pet Shop do seu Animal

Clínica Veterinária

Consultas, atendimento emergencial, internações, cirurgias, castrações, extração de tártaro entre outras.

Selecione o assunto desejado:

Doença do Carrapato

Raiva

Vacinação em Gatos

Castração

Limpeza de Tártaro

Otite

Vacinas Importadas

Doença do Carrapato

A doença do carrapato, também conhecida como tristeza parasitária, é uma doença comum em cães que pode ser causada por cinco agentes diferentes, sendo os mais comumente encontrados no Brasil a Erlichia e a Barbesia. É transmitida através da mordida do carrapato, logo a prevenção é feita impedindo que o carrapato parasite, com o uso de coleiras e medicações específicas.

É uma doença que ataca sistema imunológico e hematológico, fazendo com que o animal pareça triste (prostração), pare de se alimentar e às vezes tenha sangramento. Leva a maioria dos animais à morte quando não socorridos a tempo, mas quando tratada corretamente em fase inicial a maioria sobrevive.

Ao aparecimento de qualquer sintoma procure um médico veterinário.

Raiva

A raiva é uma doença, causada por um vírus, que leva a morte aproximadamente 100% das pessoas e animais que a contraem. É transmitida através da mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos e morcegos. Foi registrado um caso de raiva em um gato na cidade de São Paulo no final do ano passado (segundo CoVISA, dez./2011).

Em 2010, a imunização de cães e gatos foi suspensa no país depois que reações adversas chegaram a provocar a morte de alguns animais. No ano passado, apenas os estados onde ainda havia circulação do vírus receberam quantitativo para a realização de campanhas (band.com.br, 17/01/12). Em clínicas particulares a vacina utilizada é importada e pode ser encontrada o ano inteiro.

Os filhotes devem receber a partir de 3 meses de vida. Tanto filhotes como adulto a vacinação é em dose única e com revacinação anual.

Vacinação em Gatos: Quádrupla

A Quádrupla é uma vacina para gatos indicada para prevenção da Panleucopenia Felina e do Complexo Respiratório Felino.

A Panleucopenia Felina é uma doença, causada por um Parvovirus (semelhante ao vírus causador da parvovirose em cães). Acomete principalmente animais jovens geralmente provocando vômitos e diarreia, podendo também acometer sistema nervoso, imunológico e oftálmico. Uma quantidade muito grande de filhotes morre por causa desta doença, que é transmitida atrás de contato com animal doente ou objetos que tenham entrado em contato com este.

O Complexo Respiratório Felino ataca principalmente o sistema respiratório e oftálmico, podendo causar pneumonia e conjuntivite, as vezes cronicamente. É transmitida através do contato direto com algum animal doente e até mesmo através do ar. Pode ser causado por diversos vírus, os principais deles prevenidos por vacinação (Calicivirus, Clamidiose e Herpes Virus Felino).

Os filhotes devem receber a partir de 6 semanas de vida no mínimo 3 doses da Quádrupla com intervalo entre doses variando de 2 a 4 semanas. Nos adultos a vacinação é feita anualmente.

Castração de Machos

A castração em machos se chama orquiectomia e consiste na retirada dos testículos, em um procedimento pouco invasivo e com ferida cirúrgica bem pequena. Com a castração não ocorre mais a produção de testosterona, hormônio responsável pela agressivade, pelo instinto de demarcação territorial, a procura por fêmeas. Também reduz a predisposição ao câncer de próstata.

Existem diversos tipos de anestesia e a escolha correta diminui o risco significativamente. Para isso traga seu animalzinho para uma avaliação previa.

Castração de Fêmeas

A castração em fêmeas consiste na retirada dos ovários e do útero, fazendo com que esta não entre mais no cio. Prevenindo a infecção do endométrio chamada de piometra, doença grave de aparecimento súbito e que leva o animal a óbito se não tratada a tempo. Quando a castração é realizada antes do primeiro cio dificilmente a cadela ou gata desenvolve câncer de mama, tumor geralmente maligno. Quando a castração é realizada antes segundo cio reduz em 50% a incidência deste tumor.

Existem diversos tipos de anestesia e a escolha correta diminui o risco significativamente. Para isso traga seu animalzinho para uma avaliação previa.

Traga seu animal para uma avaliação gratuita.

O tártaro nada mais é do que um acúmulo de sujeira e bactérias que se instalam sobre os dentes. Este acúmulo se inicia na parte exposta do dente e progride sob a gengiva, podendo afetar a ligação dente/maxilar, ocasionando a perda destes dentes.

Além da perda destes dentes, ocorre normalmente gengivite, abscessos, podendo também progredir para uma infecção extra bucal, entre outros.

Antes da Limpeza de Tártaro | Chiara Pet Shop | O Pet Shop do seu Animal Depois da Limpeza de Tártaro | Chiara Pet Shop | O Pet Shop do seu Animal

A retirada deste tártaro é realizada mediante anestesia geral para que o cirurgião consiga retirar toda a placa formada abaixo da gengiva, o que seria praticamente impossível de realizar com o animal acordado.

Existem diversos tipos de anestesia e a escolha correta diminui o risco significativamente. Para isso traga seu animalzinho para uma avaliação previa gratuita.

Otite

A otite é uma inflamação do ouvido caracterizada pelo aumento na produção de cera, descamação, prurido e dor. O animal com otite coça muito as orelhas, apresenta odor forte, pode também chacoalhar a cabeça e andar com ela pendida pra um lado.

Esta inflamação pode ser causada por ácaros, como sarna, bactérias e fungos, devendo a causa ser pesquisada pelo veterinário para cura total desta doença. A limpeza errada realizada em ouvidos também pode atrapalhar o mecanismo de autolimpeza levando a otopatias. Não é difícil ocorrer uma infecção secundária, devendo esta ser tratada por via local e sistêmica, já que a infecção não fica restrita ao ouvido.

O uso de medicação errada, a parada do tratamento antes da cura completa ou a cura da infecção sem o tratamento da causa pode fazer com que a otite permaneça e que esta fique resistente ao medicamento utilizado.

Pode ocorrer a piora do quadro passando esta inflamação externa, para o ouvido médio e interno, e nestes afetar a audição, equilíbrio e até o sistema neurológico. A cronicidade da otite, quando ultrapassa de 2 meses, pode alterar de forma irreversível o tamanho e a característica do canal auditivo, deixando-o espessado, fibroso e até ulcerado.

Por isso a qualquer sinal de otite leve seu animal ao veterinário.

Vacinação em Cães: V10

A V10 é uma vacina para cães que previne doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite infecciosa canina, entre outras.

A cinomose é uma doença, causada por um vírus, que causa diarreia, sinais respiratórios e neurológicos. Leva a morte a maioria dos animais que a contraem e deixa sequelas, principalmente neurológicas, na maioria dos animais que sobrevivem. É transmitida através do contato direto com algum animal doente ou objetos que tenham entrado em contato com este, como camas, brinquedos e potes de comida.

A parvovirose é uma doença que acomete principalmente animais jovens, característica por provocar uma gastroenterite hemorrágica. Uma quantidade muito grande de filhotes morrem por causa desta doença, que é transmitida atrás de contato com animal doente ou objetos que tenham entrado em contato com este. Pode ser contaminado também em canis e ate antes de ser separado da mãe.

A leptospirose é uma doença transmitida através de água contaminada com urina de rato, ataca principalmente células renais, levando o cãozinho a óbito e podendo também ser transmitido para o ser humano. Foram registrados em Campinas 12 casos confirmados e 37 casos ainda em investigação em pessoas somente no primeiro mês deste ano (segundo CoVISA, fev./2011).

Os filhotes devem receber a partir de 6 semanas de vida no mínimo 3 doses da V10 com intervalo entre doses variando de 2 a 4 semanas. Nos adultos a vacinação é feita anualmente.

Fale conosco. Veja onde estamos.

Atendimento também em domicílio.

Oferecemos serviço de anestesia inalatória com profissional especializado.

Atendimento de aves e animais silvestres somente com hora marcada.

Atendimento para seu animal de estimação com competência e responsabilidade. Contando com uma equipe qualificada e treinada para resolver a maioria dos problemas, buscando sempre o melhor para seus animais de estimação.

Fale conosco. Veja onde estamos.

Chiara Pet Shop | Medicamentos e Vacinas Importadas Chiara Pet Shop | O Pet Shop do seu Animal Chiara Pet Shop | O Pet Shop do seu Animal

Veterinário em Horário Comercial